Seprope

O SEPROPE (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Pernambuco) é uma entidade patronal das empresas de TIC do Estado. Atualmente representa mais de 2.900 empresas pernambucanas do ramo.

O papel – a principal função do SEPROPE é supervisionar e mediar as relações existentes entre empregado e empregador, bem como defender os interesses das empresas na Convenção Coletiva de Trabalho. A existência da entidade patronal também é justificada pelo trabalho desenvolvido em questões como a regulamentação da profissão, acompanhamento de assuntos legislativos, diminuição de impostos e a procura de oportunidades de negócios para empresas de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). O SEPROPE defende os interesses das empresas do setor junto ao governo (federal, municipal e estadual), ao legislativo e ao judiciário.

Missão – promover a união de todos os agentes do setor de TIC, defendendo os interesses e a sustentabilidade das empresas.
Visão – Ser reconhecido pela sociedade pernambucana como a entidade representativa das empresas do setor de TIC de Pernambuco.

Histórico –
A história do SEPROPE remonta o início dos anos 80, com a fundação da Associação dos Profissionais de Processamento de Dados (APPD), que já tinha como objetivo representar os interesses da categoria, oferecer serviços especializados e organizar o setor.

Com o tempo, a associação cresceu e sofreu uma bifurcação. Uma das frentes se especializou nas relações com os empregados e a outra – o SEPROPE – na relação com as empresas e profissionais da área. O foco na organização e defesa do setor permaneceram.

Em meados da década de 90, o SEPROPE se uniu a sindicatos similares em outros estados brasileiros, fundando assim a Federação Nacional das Empresas de Informática, a Fenainfo, com sede no Rio de Janeiro.